capa-post4
Adriana Berton

Adriana Berton

Visionárias: Mulheres que transformam visão em realidade

Somos fãs de carteirinha de pessoas visionárias e aproveitando a aproximação do Dia Internacional da Mulher, nada mais justo do que homenagear mulheres que enxergaram oportunidade onde ninguém mais viu, criaram tendências e influenciaram pessoas independente da sua época, como grandes pensadoras, inovadoras e transformadoras do seu mundo. Para nós, isso define um ser visionário! 

Inspiradas pelo contexto, tiramos a cortina da invisibilidade de 10 mulheres à frente de seu tempo e que alguma forma mudaram o meio em que viveram e, ainda vivem.   

Algumas delas você já deve ter ouvido falar, outras talvez não, mas todas elas têm qualidades semelhantes em comum, incluindo sucesso, motivação e paixão.

Amelia Earhart (1897 – 1939) 

Visionária aviadora foi a primeira mulher a voar sozinha de costa a costa dos Estados Unidos. 

Destemida, uma de suas grandes lições foi a maneira de enfrentar seus medos e transformá-los em emoção e aventura. 

Durante uma viagem em 1937 a pilota e seu navegador, desapareceram sem deixar rastros. Sua morte for declarada em 1939. 

“A coisa mais difícil é a decisão de agir, o resto é apenas tenacidade.”

Emmy Noether  (1882 – 1935) 

Classificada como ‘gênia’ para Einstein foi a mãe da álgebra moderna a partir de suas teorias sobre anéis e corpos, mas seu aporte às ciências não se restringe à matemática. 

Seu trabalho foi fundamental para entender a teoria da relatividade. 

Desenvolveu um teorema capaz de provar dois teoremas que são essenciais para a teoria da relatividade resolvendo o problema da conservação da energia que é conhecido pelos físicos como o “teorema de Noether”.

Valentina Tereshkova  ( 1937) 

De operária, sem curso universitário e paraquedista para a primeira mulher no espaço. 

Das 5 mil candidatas, ficou entre as 5 finalistas com duas engenheiras, uma professora e um tipografa.  A lição de vida que ela nos traz: é preciso dar o primeiro passo. 

“Na Terra, os homens e as mulheres correm os mesmos riscos. Por que não deveríamos fazer o mesmo no espaço?”

Luzia Rennó Moreira (1907 – 1963)

foi visionária ao iniciar o desenvolvimento de um polo de eletrônica em na região rural de Santa Rita de Sapucaí que vivia somente da produção de café e hoje é reconhecida em todo mundo por desenvolver produzir e exportar eletroeletrônicos para mais de 41 países.

“Sinhá Moreira”, como era conhecida, teve a ideia de criar uma escola para suprir a carência de mão de obra especializada naquela área no Brasil. Em 1959, inaugurou a Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” 

Marie Curie (1867 – 1934) 

A física Maria Salomea Sklodowska nasceu na Polônia mudou seu nome para Marie ao se mudar para França em busca de oportunidades é famosa por seu trabalho em radioatividade e duas vezes ganhadora do Prêmio Nobel. 

Sua vida nos mostra que intuição e paixão são linhas de vida para nosso sucesso a longo prazo. 

“Eu estou entre aqueles que pensam que a ciência tem uma grande beleza. Um cientista em seu laboratório não é apenas um técnico: ele também é uma criança colocada diante de fenômenos naturais que o impressionam como um conto de fadas.”

Ada Lovelace (1815 – 1852) 

A primeira mulher programadora que escreveu o primeiro algoritmo do mundo!!!

Augusta Ada King nascida em Londres e conhecida como condessa de Lovelace traduziu os trabalhos de  Charges Baggage no desenvolvimento da primeira máquina de cálculo e concebeu a ideia de que os computadores poderiam realizar muito mais tarefas do que apenas calcular. 

“Nunca estou realmente satisfeita quanto a entender alguma coisa; porque, até onde entendo, a minha compreensão só pode ser uma fração infinitesimal de tudo o que eu quero compreender.”

Grace Hopper (1906 – 1992) 

considerada a mãe da programação de computadores.

Criou a primeira Linguagem Comum Orientada para Negócios (COBOL), utilizada até hoje no mundo dos negócios e produziu o primeiro compilador para processamento de dados que usava ordens em inglês; sem saber estava abrindo caminho para tornar mais fácil a codificação.

Entre os inúmeros prêmios que recebeu, a primeira edição do prêmio “Homem do Ano” da Ciência da Computação conferido pela Associação de Gerenciamento de Processamento de Dados, tornando-se a primeira mulher (e primeiro cidadão americano) a ser nomeada Distinguished Fellow pela British Computer Society.

Também ficou conhecida pelo termo de computador “bug” que usamos até hoje. O nome teria surgido quando tentava descobrir um problema em seu computador e quando o descobriu teria visto um inseto morto dentro da máquina chamando o problema de “bug” ou inseto em português. 

“A frase mais perigosa é ‘sempre fizemos assim.’”

Sarah Breedlove (1867 – 1919) 

Conhecida como Madam CJ Walker,  filha de ex-escravos quebrou o ciclo de pobreza em sua própria família com a criação de uma empresa milionária na história dos EUA de tratamento capilar e se tornando a primeira mulher a milionária por mérito próprio. 

A lição que trazemos com Sarah Breedlove é que podemos construir um futuro para nós mesmos independentemente de onde viemos. 

“Não sente e espere as oportunidades chegarem, saia e faça-as”

Nise da Silveira (1905 – 1999) 

Inspirada por Carl Jung, foi uma das primeiras mulheres brasileira a se formar em medicina no Brasil.  

Reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria que também ficou conhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico e ainda foi pioneira ao enxergar o valor terapêutico da interação de pacientes com animais.  F

Foi um dos símbolos da luta contra as formas que julgava serem agressivas em tratamentos como confinamentos em hospitais psiquiátricos, eletrochoqueinsulinoterapia, lobotomia 

“Para navegar contra a corrente são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão.”

“É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade.”

Hedy Lamarr (1914-2000)

inventora e atriz austríaca Hedwig Eva Maria Kiesler mais conhecida como Hedy Lamarr, é co criadora das bases da tecnologia de comunicação sem que deu origem à telefonia celular e a dispositivos como GPS, wi-fi e bluetooth.

Na época, a invenção contribuiu para o sistema de comunicações das forças armadas dos EUA e, posteriormente, para os telefones celulares e Wifi. 

Fez uso da intuição e razão para responder a uma situação-problema de sua época, transitando pela arte e pela ciência.

“Todas as pessoas criativas querem fazer o inesperado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler...

Você também pode gostar de ler...